A Preocupação com a Aprendizagem da Escrita



Havia de facto, e desde muito cedo, uma grande preocupação com a aprendizagem da escrita. Para mim foi interessante verificar que a escrita dos postais, se calhar devido à dificuldade de encontrar assunto, descrevia muitas vezes a imagem (as imagens eram assim, interactivas. 

  
















"Minha querida Anita
Envio-te esta menina muito gordinha e bonita porque come bem, está ensinando a boneca a escrever, quando escreves tu um bilhetinho à avó?… Leónia Dias”



Podemos também verificar a importância dada a uma escrita correta, em que é necessário fazer cópia e rascunho!











" Meu querido Tozé
Para não ficares triste por não receberes como a mana também um postal, envio-te este menino para teu companheiro, parece que também está a escrever cópia e rascunho igual aqueles que a mamã te faz para tu escreveres (…) Leónia Dias”




Ou este em que aparece a minha assinatura. Deve ter sido escrita a lápis para eu copiar. 




















Querida Ana Maria (…) (...) também recebi o teu bilhetinho pequenino que escreveste pela mão da mamã. O que deves é aprender as letras para em breve também escreveres sozinha como o mano, prometes? Tu já as sabias todas, ainda te lembras? (…) 











Por vezes a escrita imitava a minha fala, e deviam ser primeiro, escritos a lápis, em jeito de rascunho, para me habituar a fazer umas "cópiazinhas" Não consigo é recordar se eram lidos ao pé de mim, antes de serem copiados!









Aqui está reproduzido na íntegra um desses postais, que por acaso está datado. Eu ainda não tinha feito os quatro anos!

(Embora de difícil leitura, vale a pena fazer um esforço para ser lido, acho muita graça ao conteúdo)












Sem comentários:

Enviar um comentário